Porto Velho – Rondônia: Os agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal continuam sua luta pela reestruturação da PF e prometem fazer o tempo esquentar nos próximos dias com um calendário de atividades coordenadas em todo o país.
Em nosso estado, o Sindicato dos Policiais Federais em Rondônia – SINPEF-RO, também vai estar sintonizado com a direção do movimento e realizando também atividades e protestos de hoje, 1 de abril até 12 de junho. De acordo com o Diretor Jurídico do SINPEF-RO, João Bosco Costa, não é mais admissível que os Federais sofram com a falta de reestruturação e o sucateamento da PF. Segundo Bosco Os agentes não têm reajustes desde 2006, ou seja, pagamos as contas de 2014 com o salário de 2006 afirmou.
Bosco esclarece que a mobilização do SOS POLÍCIA FEDERAL é de suma importância haja vista os grandes problemas que o setor aeroportuário enfrenta com a falta de servidores da Polícia Federal para atuarem, especialmente com a chegada dos grandes eventos como a copa do mundo e as olimpíadas. Em Rondônia então a situação se torna crítica devido à localização estratégica para fiscalização de fronteiras aeroportuárias.
O fato é que a falta de atenção do governo tem provocado grande índice de evasão de policiais; e o que é pior, um alto número de suicídios nos últimos anos e que não conta com atendimento psicológico, mesmo sabendo-se do alto grau de complexidade e de risco a que é submetido um Policial Federal. Tudo isso faz com que a reestruturação seja fundamental, importante e urgente, afirma Bosco.
O Governo está preocupado, pois sem a PF que nos últimos anos vem desempenhando papel de destaque no país o Brasil corre sérios riscos. Os sindicalistas por sua vez estão determinados a se mobilizarem cada vez mais e exigirem mais atenção por parte das autoridades no sentido de uma ampla renovação na política de segurança do País, esclarece Bosco.
Nesses próximos dias haverá muita mobilização em todo o país de acordo com o calendário aprovado pela FENAPEF e SINPEF-RO para o período de 1º de Abril a 12 de Junho de 2014.
1º/04/2014 – DIA DA MENTIRA = DIA DO INQUÉRITO POLICIAL Simbolizando a ineficiência do Inquérito Policial com o Inquérito mais antigo na Superintendência IPF nº 29/2004. São 10 anos sem conclusão. Manifestação de 11hs ao meio dia em frente à Superintendência Regional da Polícia Federal
02/04/2014 – MANIFESTAÇÃO NO AEROPORTO COM O ELEFANTE BRANCO utilizando o elefante branco a faixa S O S POLICIA FEDERAL e o boneco Policial Federal;
03/04/2014 – MOBILIZAÇÃO JUNTO A UM PAINEL ELETRÔNICO em local a ser definido;
07/04/2014 – PARALISAÇÃO NACIONAL O DIA INTEIRO
13/04/2014 – MOBILIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO COM A MARCHA DOS ELEFANTES BRANCOS;
23/04/2014 – PARALISAÇÃO NACIONAL O DIA INTEIRO *SEMINÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA EM CURITIBA/PR DIAS (24 e 25)
07/05/2014 – PARALISAÇÃO NACIONAL O DIA INTEIRO
21/05/2014 – PARALISAÇÃO NACIONAL COM A MARCHA DOS ELEFANTES BRANCOS EM SÃO PAULO
04/06/2014 – PARALISAÇÃO NACIONAL O DIA INTEIRO
10,11 e 12/06/2014 – GREVE NACIONAL