Policiais Federais de Rondônia não recebem materiais ostensivos prometidos

O Sindicato dos Policiais Federais de Rondônia realizou uma pesquisa junto aos seus sindicalizados lotados na Superintendência de Porto Velho e constatou um dado alarmante: policiais que tomaram posse há quase 4 anos, nunca receberam do Departamento as vestimentas e equipamentos necessários para o desempenho das atividades inerentes ao cargo.

Em dias de operação, o policial precisa estar vestido ostensivamente, ou seja, calça e blusa preta, bem como botas, cinto, etc. Contudo, como constatamos, a grande maioria dos policiais lotados no Estado nunca receberam tais materiais, necessários para as atividades inerentes à função.

Um policial que tomou posse em 2010 relatou: Logo que tomei posse, preenchi um formulário encaminhado pela Coordenação de Recursos Humanos onde eu deveria indicar o meu número de calça, blusa, tênis, entre outras. No total, eram quase 50 itens prometidos, como boné, camisetas, calças, gandola, gorro, macacão, cinto, botas, etc. Porém, quase 4 anos depois, a única coisa que recebi do departamento foi uma blusa pólo ostensiva, no final de 2013.

Outro colega recém-empossado em 2013, também comentou a situação: durante o período de treinamento na Academia, fomos iludidos quanto a realidade do Órgão. Chegamos a experimentar botas. Anotaram o número de nosso calçado e nos prometeram que receberíamos botas para trabalhar assim que tomássemos posse. Tudo ilusão!

Enquanto policiais federais continuam com salários congelados há 7 anos, sem atribuições em lei e sem o mínimo necessário para exercer as suas atividades, o Governo Federal gasta milhões na compra de ternos para militares do exército que usurparão as funções que deveriam ser atribuídas à Polícia Federal.

A quem interessa essa desmotivação?

João Bosco - Diretor Jurídico 
SINPEF-RO