Um grupo de aproximadamente 50 agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal compareceram à Central de Atendimento ao Eleitor, instalada na Av. Farquar n.2.986 (CPA) para realizar a transferência de seus títulos e votar nestas eleições.
A maioria dos policiais é oriunda de outros Estados da Federação e a transferência dos títulos faz parte da mobilização nacional que começou dia 11/03 (terça). Entendemos que a Polícia Federal valorizada e o voto consciente são armas importantes contra a corrupção, disseram os agentes à assessoria de comunicação do TRE-RO.
Após realizarem a transferência dos títulos os Policiais tiveram uma audiência com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Péricles Moreira Chagas.
Durante a conversa os policiais apresentaram ao presidente do TRE-RO um panorama da situação da PF. Ao exemplificar a falta de contingente, informaram que o aeroporto internacional de Porto Velho – Gov. Jorge Teixeira – é o único entre as capitais brasileiras que não possui efetivo destacado para o policiamento aeroportuário.
Os representantes afirmaram que a desvalorização da categoria vem gerando grande evasão de recursos humanos. Por Lei, para ingresso na carreira da PF é exigido o nível superior, porém nós estamos enquadrados, segundo tabela do próprio Ministério do Planejamento, em tabela de vencimentos para cargos de nível médio, destacaram os agentes.
A Polícia Federal é, por força da nossa Carta Magna, a polícia judiciária competente para apurar as infrações eleitorais e por ser um ano eleitoral, precisamos de uma Polícia Federal forte e atuante. Preocupa-nos a falta de pessoal na corporação e, principalmente, a desmotivação aqui relatada pelos policiais, pontuou o desembargador presidente do TRE-RO.
Fonte: TRE