O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 28/10, a Medida Provisória 650, que trata da reestruturação das carreiras de Agente, Escrivão e Papiloscopistas da Polícia Federal e os concede reajuste de 15,8% (dividido em parcelas para 2014 e 2015) . A MP corrige uma discrepância que existia nestas carreiras, sendo que para ingressá-las é necessário possuir nível superior, porém, as atividades exercidas pelos policiais são reguladas em lei como sendo de nível médio.
Como não houve modificação no texto que tramitou nas duas Casas Legislativas, a proposta passa a vigorar imediatamente e foi promulgada após a aprovação da matéria em plenário. A votação foi acompanhada por integrantes das categorias, que aplaudiram os discursos favoráveis à medida. Se não fosse aprovado hoje, o texto perderia validade.
No dia 8 de outubro, a Câmara rejeitou, durante votação em plenário, uma emenda que aumentava as exigências para o ingresso na carreira de delegado da PF. A emenda previa que, para fazer parte da carreira, delegados da PF precisam ser bacharéis em direito e comprovar pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial.
Para não criar atrito com os delegados, o governo editou no último dia 14, às pressas, a MP 657, com as alterações que foram rejeitadas na emenda da Câmara à MP 650.